terça-feira, 6 de setembro de 2011

Das coisa que me dóem



É incrível como a maternidade deixa nossas emoções tão mais á flor da pele.

Ontem, do lado de fora da minha sala onde trabalho escuto uma criança aos berros. Não sei de onde vem, talvez da casa ao lado, ou do vizinho do fundo.

Já ouvi muitos berros de crianças em clínicas de coleta de sangue por exemplo, e ficava imaginando como os pais conseguiam ter todo aquele jogo de cintura pra controlar aquela criança morta de medo da agulha.

Mais esses berros que vinham sei lá daonde e que eu não via o que estava acontecendo, eles me deixaram muito angustiada!

Hoje, quando escuto uma criança gritando, minha mente é invadida por pensamentos não muito legais, digamos assim.
Não que eu seja neurótica (será que não?) mais com tantas loucuras acontecendo por aí, é difícil você não pensar que possa estar acontecendo algo á mais do que um simples medo de injeção, ou uma birra.
Será que é exagero meu?

Eu não assisto notícias que envolvam, violência, maus tratos, abusos e todas essas coisas horríveis com crianças.
Se alguém vier me contar de um caso que aconteceu, eu já falo logo que não quero saber.
Desculpem, não quero ser mal educada, mais não consigo ouvir essas histórias sem que me façam mal.

Uma vez assisti uma reportagem de uma mãe desesperada no hospital presenciando sua filha de mais ou menos 01 ano de idade sofrendo de convulsões, sem ter atendimento, e ela alí, de mãos atadas.
Eu sai da frente da TV aos brantos, me tranquei no banheiro e chorei muito.
É inevitável não imaginar que aquela mãe poderia ser eu, e naquela maca meu filho agonizando.

Uma amiga que estava  passando por uma rua avistou um homem puxando uma criança pelo braço, e a mesma chorando muito.
Na dúvida ela ligou para a polícia.
Ela veio me perguntar se  tinha feito a coisa certa, e eu concordei na hora, o máximo que poderia acontecer é dos policiais verem que aquele homem era o pai da criança e se fosse necessário, dar uma chamada nele.
Mais e se não, e se esse homem não fosse o pai? E se estivesse acontecendo algo mais sério?

Não quero entrar nessa neura, achar que toda criança possa estar sendo sequestrada ou sofrendo algum tipo de violência, isso não.
Mais é tanta gente louca nesse mundo, que acaba sendo automático você presenciar uma cena dessas e se perguntar se deva estar tudo bem mesmo.

Hoje, sinto que meus olhos veêm o mundo com muito mais preocupação.
Se vejo uma criança no farol vendendo balas, já penso logo onde devem estar seus pais, como deve ser a vida dela em casa (se é que tem uma), se recebe uma alimentação adequada (claro que não), qual  orientação e estrutura emocional e psicológica que ela está tendo (nenhuma).
Claro que na maioria dos meus pensamentos eu já tenho a resposta.

O que quero dizer aqui, é que não consigo mais fechar meus olhos á noite, e saber que enquanto meu filho está dormindo em seu berço bem aquecido, alimentado e cercado de muito carinho e amor, outras tantas milhões de crianças estão sofrendo com a falta de tudo isso.

E se antes eu já sentia muita tristeza com todos esses problemas sociais, hoje como mãe, meu coração dói.

Dói muito!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Funny Paper disse...

Muda mesmo depois que nos tornamos mães; como vc disse, ficamos mais preocupadas porque nos identificamos com a situação... mas, temos que tomar um certo cuidado... já vi um caso de uma vizinha ter chamado o conselho tutelar e, a mãe só estar tentando colocar limites no filho de 11 anos; o moleque berrava e chorava tanto que parecia que ela estava matando o filho...e não era isso... como tenho filha de 15 anos, já passei por situações que ela literalmente fazia uma novela mexicana por nada...

Bjs

Sil

Larissa Xavier disse...

pior q é verdade, a gente se desdobra pra dar do bom e do melhor, e ver q nem com todo mundo é assim é uma tarefa dificil, eu q fui mãe com 18 anos, nao me conformo de ver mães adolescentes que não cuidam do filho, deixam em qualqurer lugar, com qualquer um, enfim cada um tem um estilo e não vem ao caso julgar, mais sim defender esses brasileirinhos que serão o futuro do nosso pais...

bjocas em vcs

Anônimo disse...

Su ... muito bom ... é um assunto triste, mas q é necessário ser comentado, vi tb o do dia dos pais me emocionei...

Flávia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...